Popular Posts

Blogger templates

Blogger news

Blogroll

About

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquisar

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
Por que Van Til disse que o mundo não é mau? Tem havido em vários ramos da igreja uma tendência para ver o mundo e os elementos do mundo como essencialmente maus. Faz muitos anos, estava em Piedra Hincada, México, um pequeno povoado indígena no estado de Hidalgo. À noite, estava caminhando com um amigo, um missionário, para a casa onde me hospeavam e parei no caminho para contemplar a magestade dos milhões de estrelas que podíamos ver nesse lugar, sem a contaminação das luzes da cidade. Enquanto admirava a beleza da criação, meu amigo se voltou e me perguntou o que estava fazendo. Quando lhe disse o que fazia, comentou: está louco? tudo vai ser queimado de qualquer modo. Sigamos. Mas eu não podia compartilhar de seu pessimismo. O mundo material não é produto do Diabo. Tampouco é um parque de diversão para os demônios. Mesmo em seu estado caído, não é algo a ser rejeitado. Em seu livro Criação Recuperada, Albert M. Wolters argumenta que a criação é ainda estruturalmente boa. A criação é fundamentalmente boa, ainda que esta qualidade tenha sido distorcida e obscurecida pelo pecado do homem. Wolters diz:

Não obstante, a distorção ocasionada pelo pecado não pode erradicar a boa qualidade da criação. O pecado e o mal continuam sendo parasitas da boa criação de Deus. Nem o ódio pode existir sem alimentar-se dos recursos criacionais positivos da emotividade e resolução humanas... o conceito bíblico ensina que esta boa qualidade continua porque Deus é fiel a suas ordenanças criacionais, para que um pouco de seu bom caráter continue manifestando-se apesar da direção religiosa de tudo o que está sujeito a elas.

Deus mesmo criou o mundo material e o chamou de bom. Sofre os efeitos do pecado, mas Deus não o arruinou. Pelo contrário, devido à sua bondade e porque Ele é bom, tem preservado a sua criação em meio à queda. Podemos que ver ainda que a criação é boa no fato de que as sociedades funcionam, o mundo segue girando ao redor do sol, temos as estações do ano, a gravidade nos mantém firmemente na terra, a tecnologia continua se desenvolvendo a favor da raça humana, podemos melhorar a qualidade a qualidade de vida pela medicina, etc. Mas há mais. Deus nos tem dito em Sua Palavra que tem a intenção de restaurar esta mesma criação quando vier de novo em toda a Sua glória.

Nicholas Lammé. Una mente cristiana.

0 comentários: