Popular Posts

Blogger templates

Blogger news

Blogroll

About

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquisar

segunda-feira, 24 de outubro de 2011
A música Gerando Sonhos tem sido cantada nas igrejas e até coreografias (moças rodopiantes com roupas esvoaçantes) tem sido montadas com essa trilha sonora. Isso prova que os evangélicos em geral (graças a Deus pelas exceções) aceitam de bom grado músicas que se aproximam perigosamente da  feitiçaria ao invés das verdades bíblicas. É o caso da música em questão. Mas justiça seja feita à cantora, ela não é a única a servir veneno de rato ao povo e, sem fazer juízo de sua inteligência, duvido que ela faça isso conscientemente. Na verdade, espero que seja assim.

A mensagem da música é que “Deus sonhou os teus sonhos”, que tais sonhos “são gerados em seu coração” e a ordem para você agora é “vai gerando, dando forma ao que Deus sonhou”, pois “o fruto que há dentro de ti é o fruto do Espírito de Deus”. Daí a repetida ordem “gere os sonhos de Deus, gere os sonhos de Deus” pois “Deus faz nascer os seus sonhos e vai te exaltar sobre a terra”. Resumindo: Deus sonhou, pôs o sonho dentro de você, você deve incubá-lo até que o sonho nasça e você seja exaltado sobre a terra. Apesar do palavreado tão gospel-contemporâneo, a teologia que subjaz é simples feitiçaria repaginada. Antes de explicar este ponto, deixe-me mostrar que a letra não tem suporte bíblico.

A Bíblia jamais disse que Deus sonha. Sonho é a representação de alguma coisa ou fato na mente enquanto a pessoa dorme ou é um anelo, uma aspiração, algo que se quer alcançar. Deus não dorme (Sl 121:4), portanto, Deus não sonha como nós sonhamos. E como “o Senhor faz tudo o que lhe agrada, nos céus e na terra, nos mares e em todas as suas profundezas” (Sl 135:10) não fica acalentando sonhos “faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade” (Ef 1:11). Desde a eternidade, Deus determinou tudo o que vai acontecer e agora está conduzindo a História para o fim que Ele estabeleceu: “Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada” (Is 46:10). Se a Bíblia não diz que Deus sonha e como “o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou” (Rm 1:19), não devemos afirmar sobre Ele o que a Bíblia não afirma.

A Bíblia jamais disse que Deus coloca sonhos nas pessoas. É verdade que Deus deu sonhos a Abraão, Jacó, José, Faraó, aos profetas, à mulher de Pilatos e muitos outros. No Antigo Testamento o substantivo halôm sempre significa sonho “no sentido simples de quando a pessoa dorme” ou como uma visão profética, de caráter revelacional. Esse sentido, de sonho como meio de revelação, encontra-se na primeira ocorrência do termo, em Gn 20:3: “Certa noite Deus veio a Abimeleque num sonho e lhe disse: Você morrerá! A mulher que você tomou é casada" (Gn 20:3). No Novo Testamento, os termos onar e enupnion significam “visão no estado em que a pessoa dorme” e “o que aparece no sonho”, respectivamente. Quando se refere ao sentido revelacional, o termo horama é utilizado. Os sonhos são prontos, não são um ovo que precisa ser incubado, gestados no crente até que nasçam. Essa idéia é estranha à Escritura.

Gerar sonhos é alquimia xamanista. A ideia que sonhos são como um ovo fecundado que o crente deve gestar até que se realizem (nasçam) não é encontrada nas Escrituras. De onde então os compositores tiraram essa idéia, que não passa de alquimia mental? Do mau e antigo xamanismo, vestido de uma roupagem moderna pelos psicólogos “transpessoais” e difundidos pelos ativistas da Ciência Cristã e Nova Era. De acordo com o Dicionário de Religiões, Crenças e Ocultismo, Xamã é o "feiticeiro ou curandeiro que se torna intermediário entre o mundo espiritual e o material". O xamanismo visa criar ou manipular a realidade através de visualizações criativas, que é a mesma coisa que “sonhar e gerar os sonhos de Deus”.

O pastor Morton Kelsey admite a prática xamanista como benigna. Ele acredita que a feitiçaria, a bruxaria e outras formas de xamanismo não são más em si, mas são legítimas na medida que as usamos em amor e para o bem. Para ele, Xamã é “alguém em quem o poder de Deus está concentrado e pode, assim, fluir para outros”. O pastor pentecostal Paul Yonggi Cho comprou a idéia, mas atribuiu-a ao Espírito Santo, e escreveu que “visualizando e sonhando você pode incubar o seu futuro e chocar os resultados... assim os homens [crentes e ocultistas] explorando a esfera espiritual da quarta dimensão pelo desenvolvimento de visões e sonhos concentrados em sua imaginação, podem pairar sobre a terceira dimensão e incubá-la, influenciando-a e transformando-a” (A Quarta Dimensão). Na mesma obra, Cho diz que “precisamos aprender... a visualizar e sonhar a resposta já completa quando vamos ao Senhor em oração... podemos incubar aquilo que queremos que Deus faça por nós”.

Dave Hunt e T. A. McMahon, em sua obra A Sedução do Cristianismo, da qual retiramos a maior parte das citações acima, traçam a trajetória dessas técnicas psicoespirituais desde o paganismo antigo, passando pelo xamanismo primitivo, chegando à psicologia transpessoais e finalmente aterrissando no terreno evangélico via importação de expoentes da Nova Era. A popularização através de louvores contemporâneos apenas mostra o quanto é lamentável que os crentes tenham deixado de lado a Bíblia e levado o povo a praticar algo que se não é feitiçaria pura, tem muito a ver.

Soli Deo Gloria

Segue abaixo a letra completa da música Gerando os Sonhos de Deus, com grifos meus:

No fundo do teu coração são gerados os sonhos de Deus
Deus sonhou os teus sonhos e muitas das vezes querem matar.
Mas os sonhos gerados em teu coração só você e Deus conhecem,
Se você sonha dentro de um poço
Deus invade o calabouço e restaura os teus sonhos...
Vai gerando,  
Dando forma ao que Deus sonhou,
Não desista dos sonhos de Deus,
Deus reaviva dentro de você...
Mesmo que venham palavras pra ti afligir,
O fruto que há dentro de ti
É o fruto do Espírito de Deus
Em você são gerados os sonhos de Deus...
Ninguém vai matar,
ninguém vai destruir o que Deus planejou.
Em teu coração são gerados os sonhos de vitória,
Ousadia para glória de Deus...
Pode gerar
Sonhos em um poço não vão sufocar,
Deus faz nascer teus sonhos e vai te exaltar sobre a terra,
Deus cumpre as promessas,
Gere os sonhos de Deus...
Gere os sonhos de Deus...
Mesmo que lágrimas desçam,
mesmo que pareça infinito,
Não desista,
Jamais se frustre,
Porque Deus é contigo,
É contigo...

0 comentários: