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terça-feira, 31 de julho de 2007
Existem várias posições quanto à atualidade dos dons espirituais (chamados dons extraordinários). As principais correntes podem ser agrupadas entre cessacionistas e contemporanistas (pentecostais, neopentecostais, abertos mas cautelosos, etc.).
Os cessacionistas crêem que os dons do Espírito Santo cessaram e não estão disponíveis para a igreja hoje. Baseiam-se em duas premissas. Uma delas diz que os dons eram características do ministério apostólico, são "marcas dos apóstolos". Com amorte destes no século I os dons cessaram. Outra baseia-se em 1Co 13:8. Para eles "o que é perfeito" é a Bíblia Sagrada, ou seja, quando o cânon foi completado, as profecias cessaram e as línguas foram aniquiladas. Estes são os argumentos, por assim dizer, bíblicos para embasar o cessacionismos. Eles (digo "eles" pois sou pentecostal) também lançam mão de argumentos históricos ("existe séculos de silêncio sobre os dons") e teológicos (o princípio do Sola Scriptura).
Claro que os argumentos cessacionistas são muito frágeis e facilmente refutáveis à luz da Bíblia. Talvez por isso alguns livros e artigos sejam meio que gritados: "A tragédia Corintiana", "A Irreverência dos Carismáticos", etc.
Então, cessacionista é a pessoa que não acredita em dons espirituais nos dias de hoje.
Os cessacionistas crêem que os dons do Espírito Santo cessaram e não estão disponíveis para a igreja hoje. Baseiam-se em duas premissas. Uma delas diz que os dons eram características do ministério apostólico, são "marcas dos apóstolos". Com amorte destes no século I os dons cessaram. Outra baseia-se em 1Co 13:8. Para eles "o que é perfeito" é a Bíblia Sagrada, ou seja, quando o cânon foi completado, as profecias cessaram e as línguas foram aniquiladas. Estes são os argumentos, por assim dizer, bíblicos para embasar o cessacionismos. Eles (digo "eles" pois sou pentecostal) também lançam mão de argumentos históricos ("existe séculos de silêncio sobre os dons") e teológicos (o princípio do Sola Scriptura).
Claro que os argumentos cessacionistas são muito frágeis e facilmente refutáveis à luz da Bíblia. Talvez por isso alguns livros e artigos sejam meio que gritados: "A tragédia Corintiana", "A Irreverência dos Carismáticos", etc.
Então, cessacionista é a pessoa que não acredita em dons espirituais nos dias de hoje.
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Autoria Clóvis,
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6 comentários:
Há o argumento exegético (referente ao fato de que "to teleion" - a coisa perfeita ou completa, está no gênero neutro, e se contrapõe a "to ek merous" - as coisas parciais) e há o argumento metafórico (do espelho e seu significado hermenêutico, à luz de Tiago.
Sou Cessacionista e mesmo sem querer, o artigo é excelente pra defender tal doutrina. Os argumentos a favor do cessacionismo não são nem um pouco frágeis. Gostei!
Rossane,
Obrigado pelo seu comentário. No artigo, fiz menção aos principais argumentos cessacionistas, sem me preocupar em defendê-los ou refutá-los.
Mas continuo achando-os um bocado frágeis.
Concordo que os argumentos não são frágeis. Geralmente cremos que o que é diferente do que cremos é frágil; isso é normal em todas as religiões e crenças, como também no cotidiano.
Igualmente não há apenas cessacionistas, os quais crêem que os dons hoje representados pelos pentecostais simplesmente cessaram no 1º século, mas também há a opinião de que alguns dons por eles representados hoje eram originalmente diferentes.
Abraços.
Pois bem, se os argumento cessacionistas são tão frágeis e refutáveis. Refute-os...
Qual argumento cessacionista você gostaria de ver refutado? Se for o que se baseia em 1Co 13:8, posso indicar boas refutações já feitas em outros blogs.
Se tiver em mente alguma mais específica, favor indicar.
Em Cristo,
Clóvis
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