Popular Posts

Blogger templates

Blogger news

Blogroll

About

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquisar

terça-feira, 11 de março de 2014
De maneira objetiva, podemos definir assim:

Cristão é aquele que segue a Jesus Cristo, segundo o Evangelho, e define a Sua pessoa em conformidade com a revelação bíblica. De uma maneira didática, suas crenças devem ser norteadas pelos credos históricos como o Credo Apostólico, Niceno, Atanasiano e de Calcedônia, se não quiser cair em erros doutrinários a respeito da divindade e se perder eternamente.

Protestante é aquele cristão que está convencido dos Cinco Solas (Somente) – Somente a Escritura, Somente Cristo, Somente a Fé, Somente a Graça e a Glória Somente a Deus. Ele não compactua com nada que dilua esses postulados.

Reformado é o cristão protestante que subscreve toda teologia de alguma Confissão de Fé Reformada, que obviamente inclui os Cinco Pontos do Calvinismo, a “Tulip”. A Teologia Reformada é norteada pela doutrina da Aliança.

Calvinista é o qualquer cristão que adere aos Cinco Pontos do Calvinismo, codificados explicitamente pelo Sínodo de Dort, onde defende a Depravação Total, a Eleição Incondicional, a Expiação Limita, a Graça Irresistível e a Perseverança dos Santos. O calvinista (e o reformado) não olha aos seus intuitos lógicos, mas primeiro para a Escritura.

Obviamente, o cristianismo verdadeiro só pode ser visto no Protestantismo Fiel e Ortodoxo. Portanto, nem Catolicismo, nem Adventismo, nem Jeovismo, nem Mormonismo, nem Espiritismo, nem Unicismo, nem Teologia Liberal, nem Universal ou Mundial, são igrejas de Deus.

Autor: Luciano Sena

Nota do Editor.: Não existe nenhuma instituição com autoridade para aprovar definições como as acima, por isso não podem ser tomadas como absolutas. Mas elas expressam o entendimento deste blog.

0 comentários: