Popular Posts

Blogger templates

Blogger news

Blogroll

About

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquisar

terça-feira, 26 de março de 2013
Cristo nos fala que Deus julgará aqueles que confiam em si mesmos e estejam obcecados por riquezas. Um segundo grupo representativo de pessoas que Jesus encontrou enquanto andava na terra, confiava em sua habilidade de acumular riquezas e assegurar seu futuro. Em uma ocasião Ele contou uma parábola para revelar o que Deus pensa daqueles que são auto-suficientes e orgulhosos. Lê-se: 

O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: “Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos?" E disse: "Farei isto: Destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então direi à minha alma: Tens em depósito muitos bens para muitos anos: descansa, come e bebe e regala-te". Mas Deus lhe disse: "Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus (Lucas 12: 16-21). 

O homem rico pensava somente em suas riquezas e na vida fácil que poderia levar. Ele representa todos os que são obcecados por dinheiro e pensam ter o controle sobre o seu próprio destino. Mas eles não podem controlar Deus. Naquela mesma noite o homem rico morreria. Ele enfrentaria as conseqüências de confiar em si mesmo e nos seus bens. 

O que eles pensavam. As declarações seguintes sumariam o pensamento dos materialistas auto-suficientes. Eles pensam ser: 
  • Mais dotados que outros por terem habilidade de fazer dinheiro. 
  • Especialmente favorecidos por Deus por serem bem sucedidos. 
  • Controladores do seu destino porque estão no comando de suas circunstâncias. 
  • Alguém com um futuro seguro porque têm segurança no momento. 
  • Capazes de resolver seus próprios problemas. 
  • Capazes de satisfazer suas próprias necessidades. 
Freqüentemente ouve-se homens e mulheres assim dizerem: "Deus ajuda aqueles que ajudam a si mesmos". Eles são orgulhosos e independentes. O que eles precisam ver, no entanto, e o que Jesus veio lhe mostrar, é que o que Deus pensa a respeito dos materialistas auto-suficientes é mais importante que o que eles pensam de si mesmos. 

Como Deus os vê. Em três cenas do Novo Testamento o Senhor Jesus revelou como o caráter de Deus reage àqueles que confiam em suas riquezas e habilidades. Estas são: a parábola do rico tolo (Lucas 12:16-21, citada acima), a história de Lázaro e o homem rico (Lucas 16:19-31) e o encontro de Cristo com o jovem rico (Lucas 18: 18-30). O que o Senhor pensa sobre aqueles que confiam em suas próprias habilidades e riquezas pode ser expressado nestas declarações: 
  • Porque Deus é onipotente, Ele mostra aos auto-suficientes que suas vidas não estão sob seu controle realmente. 
  • Porque Deus é onisciente, Ele lhes mostra o verdadeiro valor das coisas por eles adquiridas. 
  • Porque Deus é verdade, Ele lhes mostra que sua confiança é colocada sobre um fundamento falso. 
  • Porque Deus é santo, Ele os faz saber que suas boas intenções são corrompidas pelo seu orgulho. 
O que Cristo revelou sobre Deus através de Sua reação a esses grupos não foi nada de novo. O Antigo Testamento nos fala que Deus odeia o orgulho (Provérbios 8:13). Ele sempre apelava para homens e mulheres, em todo lugar, confiarem somente nEle (Salmos 62:8). Ele sempre ensinou que as coisas materiais passam, mas que as riquezas espirituais durarão para sempre (Salmos 52:7,8). E Ele sempre mostrou ao homem que este não está sobre o controle do seu destino — Deus é quem está (Jó 12: 10). O caráter de Deus não mudou. Cristo veio para mostrar-nos que Sua atitude para com aqueles que confiam em si mesmos é a mesma de sempre. Para o rico colocar sua confiança em outro alguém que não seja nele mesmo é tão difícil nos dias de hoje como nos dias de Cristo. Seria ainda mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha (Lucas 18:25).

Martin R. Haan
Cristo, a Palavra Viva

0 comentários: