Popular Posts

Blogger templates

Blogger news

Blogroll

About

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquisar

segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Querido Rick,

Paz seja contigo.

Recebi seu email, no qual expressa sua inquietação desde que descobriu que me envolvi com uma seita chamada calvinismo. “Como pode um crente acreditar na predestinação?”, pergunta. Sei que me ama e que tem sincera preocupação com minha vida espiritual. Por isso, gostaria de escrever algumas palavras, na tentativa de tranquilizá-lo quanto a minha permanência na sã doutrina. Espero que ao esclarecer no que realmente creio e apresentar as razões bíblicas para isso, você possa compreender minha posição e, quem sabe, rever a sua, à luz da Bíblia Sagrada.

Porém, antes de falar qualquer coisa a respeito de minha convicção, permita-me falar de você, melhor dizendo, do que és para mim. Em primeiro lugar, considero-o um irmão em Cristo, comprado com o sangue de Cristo e transportado das trevas para a luz maravilhosa de Deus. Além disso, o considero um servo fiel, sempre disposto a obedecer ao Senhor e que tem uma santidade e piedade que ainda almejo alcançar. Por isso, dói-me o coração provocar inquietações acerca de minha saúde doutrinária.

O calvinismo não é uma seita à margem da igreja fiel. Somos crentes que, como muitos dos demais, procuram ser bíblicos no sentido de aceitar o que a Bíblia diz a respeito de Deus, do homem e da salvação deste. Não nos consideramos uma classe superior entre os crentes, pelo contrário, temos um profundo senso de nossa indignidade, a ponto de não reconhecer em nós nada que nos distinga do pior dos pecadores. Se algum de nós nutre qualquer orgulho ou expressa qualquer desprezo por crentes de outras tradições, isso apenas confirma uma das verdades que defendemos: a corrupção da natureza humana pelo pecado.

Sua primeira pergunta é “como pode um crente acreditar na predestinação?” e gostaria de dar uma resposta a ela. E a resposta é: porque todo crente tem que acreditar no que a Bíblia diz. E o que a Bíblia diz é que “o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo... em amor nos predestinou para ele” (Ef 1:3-5). Se está na Bíblia, não podemos afirmar o contrário. No mesmo capítulo, mais adiante, é reforçado que fomos “predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade” (Ef 1:11). Portanto, a sua pergunta deveria ser “como pode alguém sendo crente não acreditar na predestinação?”. Sim, pois essa não é a única passagem bíblica que fala de predestinação, tenho certeza que você mesmo já as leu, e se não o fez, recomendo que as procure, leia e ore pedindo que o Espírito Santo lhe dê a coragem de crer no que é dito e entendimento do que ele significa de fato.

Quanto às suas outras perguntas, as responderei oportunamente. Por ora, gostaria que pensasse no que escrevi, mas sobretudo que estudasse cuidadosamente essa passagem e as outras que me referi. Que levasse o assunto em oração a Deus, dizendo-se disposto a aceitar a verdade da Escritura, mesmo que ela venha a contrariar o que você acredita sobre o assunto. E ao mesmo tempo que reafirmo meu amor em Cristo, coloco-me à sua disposição se de alguma forma eu puder ser-lhe útil neste ou em outro assunto.

Em Cristo,

0 comentários: