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sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Quem é este Deus que buscamos conhecer? A Escritura o descreve de muitas maneiras, e é perigoso sitiá-lo em qualquer delas como mais básica ou mais importante que as outras. Ao procurar sumariar os ensinos da Escritura, porém, podemos certamente fazer pior do que usar o conceito de “Senhorio” divino como nosso ponto de partida. “Senhor” (Yahweh no hebraico) é o nome pelo qual Deus se identificou no princípio da sua aliança com Israel (Êx 3.13-15; 6.1-8; 20.1s.). É o nome (kurios no grego) que foi dado a Jesus Cristo, como cabeça da Nova Aliança, como cabeça do seu corpo redimido (Jo 8.58; At 2.36; Rm 14.9). As confissões de fé fundamentais de ambos os testamentos confessam a Deus–Cristo–como Senhor (Dt 6.4ss.; Rm 10.9; 1Co 12.3; Fp 2.11).
Deus realiza os seus poderosos feitos para que saibam “que eu sou o Senhor” (cf. Êx 7.5; 14.4,18; Sl 83.18; 91.14; Is 43.3; 52.6; Jr 16.21; 33.2; Am 5.8). Nos pontos críticos da história da redenção, Deus anuncia: “Eu, eu mesmo, sou o Senhor” [NVI] (Is 41.4; 43.10-13, 25; 44.6; 48.12; cf. 26.4-8; 46.3s.; Dt 32.39s.,43; Sl 135.13; Os 12.4-9; 13.4ss.; Ml 3.6, que aludem a Êx 3.13-15). Em tais passagens, não somente “Senhor”, mas também a ênfase ao verbo “ser” evocam o nome-revelação de Êxodo 3.14. Jesus também frequentemente alude ao “Eu sou” ao apresentar o seu caráter e o seu ofício (Jo 4.26; 8.24, 28,58; 13.19; 18.5ss.; cf. 6.48; 8.12; 9.5; 10.7,14; 11.25; 12.46; 14.6; 15.1,5).
Um dos mais extraordinários testemunhos da divindade de Jesus é o modo como ele se identificava, e como os seus discípulos o identificavam, com Yahweh de Êxodo 3 – um nome tão intimamente associado a Deus que em certo ponto os judeus se tornaram temerosos até de pronunciá-lo. Para sumariar esses pontos: através de toda a história da redenção, Deus procura identificar-se para os homens como Senhor e ensinar-lhes e demonstrar para eles o significado desse conceito.
“Deus é Senhor” – essa é a mensagem do Antigo Testamento; “Jesus Cristo é Senhor” – essa é a mensagem do Novo.
John M. Frame
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