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quinta-feira, 12 de agosto de 2010
image Se é verdade que, de alguma forma, Deus preordena tudo o que acontece, então seguese, sem dúvida, que Deus deve ter preordenado a entrada do pecado no mundo. Isso não quer dizer que Ele forçou o acontecimento, ou que impôs o mal sobre a criação. Tudo o que significa é que Deus deve ter decidido permitir que acontecesse. Se Ele não permitisse que acontecesse, então não poderia ter acontecido, ou então Ele não é soberano.
Nós sabemos que Deus é soberano porque sabemos que Deus é Deus. Portanto, devemos concluir que Deus preordenou o pecado. O que mais podemos concluir? Podemos concluir que a decisão de Deus de permitir que o pecado entrasse no mundo foi uma boa decisão. Isto não quer dizer que nosso pecado seja uma boa coisa, mas meramente que a permissão de Deus para que pequemos, o que é mau, é uma boa coisa. Que Deus permita o mal é bom, mas o mal que Ele permite ainda é mau. O envolvimento de Deus em tudo isto é perfeitamente justo. Nosso envolvimento nisso é mau. O fato de ter Deus decidido permitir que pecássemos não nos absolve de nossa responsabilidade pelo pecado.

R. C. Sproul
In: Eleitos de Deus
Sovereignty of God and our sin
If it is true that, somehow, God foreordained everything that happens, then next item is, without doubt, that God must have foreordained the entrance of sin in the world. This does not mean that he forced the event, or the evil it has imposed on the establishment. All that means is that God must have decided to allow it to happen. He was not allowed to happen, then there could have happened, or else He is not sovereign.
We know that God is sovereign because we know that God is God. Therefore, we must conclude that God ordained sin. What else can we conclude? We can conclude that God's decision to allow the entrance of sin was a good decision. This is not to say that our sin is a good thing, but merely that God's permission to sin, which is bad, it's a good thing. May God allow evil is good, but the evil that He allows is still bad. The involvement of God in all this is perfectly fair. Our involvement in this is bad. The fact that God decided to allow pecássemos not absolve us of our responsibility for sin.

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