Popular Posts

Blogger templates

Blogger news

Blogroll

About

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquisar

domingo, 31 de janeiro de 2010
As Fontes da Incredulidade e da Fé

A causa ou a responsabilidade por esta incredulidade, assim como por todos os outros pecados, não está de modo algum em Deus, mas no homem. A Fé em Jesus Cristo, entretanto, e a salvação através dele são um dom gratuito de Deus. Como dizem as Escrituras: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus (Ef 2:8). Do mesmo modo: Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo... crer nele (Fl 1:29).

Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, Hb 4:6

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Ef 2:8

Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, Fl 1:29

Leia o primeiro artigo da série: 1. O direito de Deus de condenar todas as pessoas
Leia o artigo anterior: 4. Uma dupla resposta ao evangelho
Leia o próximo artigo da série: 6. Decreto eterno de Deus

2 comentários:

Clóvis disse...

Um erro comum dos críticos do calvinismo é presumir que há uma simetria entre eleição e reprovação, quanto às causas da resposta à fé. Ignoram eles que as causas da aceitação do evangelho estão todas em Deus, enquanto que as causas da rejeição é totalmente humana.

Não que os vasos eleitos tenham sido feitos de um barro de qualidade superior ao barro usado para fabricaro os vasos de ira. A massa é a mesma, segundo a Bíblia.

Também não acontece de todos serem potencialmente capazes de crer, e que o réprobos teriam essa capacidade bloqueada por uma ação divina. Deus não barra ninguém à porta. Ocorre que ninguém, eleito ou réprobo quer ou é capaz de crer, assim, antes aos reclames do evangelho, permanecem surdos e chafurdam no pecado.

Aí é que entra a graça diferenciadora de Deus, que muda a natureza e dá a fé aos eleitos, para que creiam e crendo sejam salvos.

Por isso que a oferta do evangelho produz dois tipos de resposta, sendo que os que dizem sim não tem do que se orgulhar, pois foram levados a isso pela graça, e os que dizem não não tem do que reclamar, pois recebem os que suas obras bem merecem.

Em Cristo,

Clóvis

Esli Soares disse...

Clóvis... posta os cânones de Dort.