Popular Posts

Blogger templates

Blogger news

Blogroll

About

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquisar

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O programa "Na Mira da Verdade" tem uma proposta e formato interessantes. A proposta é responder os questionamentos enviados através do blog, sms ou telefone. Ambos, apresentador e respondente são bem comunicativos e demonstram bom preparo. Ressalte-se, porém, que é um programa adventista e por ser o tempo reservado para as respostas curto, às vezes são superficiais. Por causa disso às vezes são complementadas com artigos no blog.

Interessa-nos aqui o programa apresentado em 9 de setembro de 2009, em que o tema abordado foi a predestinação e que um irmão pediu-nos uma análise. Para melhor compreensão, tanscrevi o primeiro bloco do programa, que pode ser lido aqui.

O Prof. Leandro Quadros faz algumas admissões interessantes sobre a pessoa de João Calvino e sua teologia. Ao invés de demonizar o reformador, como não é incomum em textos contra a doutrina da predestinação, o professor reconhece que Calvino foi "uma das mentes mais brilhantes que pisaram neste mundo" e que ele "foi muito feliz numa parte da teologia dele sobre a salvação, só que errou em alguns detalhes". O problema é que no decorrer da explicação do professor Leandro fica-se com a impressão de que ele errou tudo, até nos detalhes.

No início da resposta ele lista os cinco pontos do calvinismo, que erroneamente atribui ao próprio João Calvino. Diz concordar com o reformador que o homem é totalmente depravado e por isso incapaz de querer e escolher o bem. Porém, mais adiante ele afirma que a morte de Cristo na cruz devolveu o livre-arbítrio a todos os homens, que agora podem escolher. Ou seja, para o professor Leandro, somente as pessoas que viveram depois de Adão e antes da morte de Jesus eram incapazes de desejar e realizar o bem. Os outros pontos, eleição incondicional, redenção particular, graça eficaz e perseverança dos santos são tanto mal representados quanto rejeitados.

No campo das más representações, ele diz que a eleição incondicional significa que "Deus quando elege você, ele elege mesmo que você não queira", ignorando que a eleição se dá na eternidade e não no tempo onde exercemos nossa vontade. Sobre a expiação ele diz que "a salvação é limitada, ou seja, limitada para um grupo de pessoas enquanto outro grupo vai se perder porque Deus determinou isso", confundindo aqui os termos expiação ou redenção com salvação. Ao referir-se à graça irresistível ele afirma que "a graça de Cristo é tão forte que mesmo que o indivíduo queira se perder, ele vai se salvar", dando a entender que uma pessoa pode ter que ir para céu arrastado pelas orelhas, esperneando e gritando frases de protesto. Finalmente, ele diz que a perseverança dos santo significa que "toda pessoa que continuar perseverante em Deus ela vai ser salva" e não como a certeza de que todos os que foram uma vez regenerados irão perseverar.

Apesar de ler os cinco pontos, o professor se detém mesmo é na questão da predestinação, e sua posição é interessante, pois não é calvinista, arminiana ou outra posição histórica qualquer. Digamos que ele é original. Basicamente, ele responde a pergunta do ouvinte dizendo que "nós somos predestinados para a salvação, só que esta predestinação pode ser mudada se eu decidir me perder". Para ele, "Deus já predestinou, toda a raça humana para a salvação", mas "através da morte de Cristo na cruz, o livre-arbítrio foi devolvido ao ser humano, para que o ser humano escolha, continuar predestinado para a salvação, ou não!"

Basta pensar um pouco nas implicações lógicas do sistema soteriológico do professor adventista (não saberia dizer se sua posição é oficial da IASD) para ver como ela é absurda.

1. Se toda a humanidade está predestinada à salvação e se esta predestinação só é mudada com uma decisão pessoal de se perder, então o evangelho não é uma boa notícia, pois só leva a oportunidade de perdição. A mensagem não é "perdidos, há salvação para vós!", mas "salvos, agora podeis se perder!".

2. Se a morte de Jesus devolveu ao homem o livre-arbítrio e é através dele que o homem pode escolher sair da condição de predestinado para a salvação, então a morte de Jesus não ajudou em nada o homem. Não tivesse Jesus morrido, o homem não teria condições de mudar o seu estado de predestinado para a salvação.

Em defesa de sua tese, o professor Leandro recorre a alguns textos bíblicos. Alguns são clássicos "textos arminizados", já tratados neste espaço. Outros são textos que afirmam o que se pretende negar, explicados "eisegeticamente". E outros sequer estão relacionados ao tema em foco.

A pergunta do telespectador pedia para explicar Romanos 9, do qual ele toma apenas os versos 13-14 e o 18 e basicamente tergiversa sobre eles. Sobre os versos 13 e 14 ele diz que Deus escolheu Jacó para ser filho da promessa e que não rejeitou a Esaú porque ele foi pai de uma grande nação. Ora, em nenhum momento o apologista adventista encara a questão do porque de Paulo mencionar Jacó e Esaú para provar a sua tese da eleição incondcional. O verso 18 que foi lido é simplesmente ignorado pelo professor que remete seus ouvintes para os capítulos 10 e 11, mas não aborda sequer o contexto imediato, o próprio capítulo 9.

O uso que o professor faz dos textos usados por calvinistas é interessante, como o é toda a sua abordagem do tema. Ele lê "em amor nos predestinou" e coloca toda a humanidade como objeto da predestinação, o que levaria infalivelmente ao universalismo, caso Rm 8:29-30 for verdadeiro, e sabemos que ele é. Ele cita Fp 2:13 (no vídeo ele referencia, por engano, Ef 2:13) dizendo que "Deus opera em nós tanto o querer como o efetuar" como prova de que Jesus devolveu o livre-arbítrio a toda a humanidade ao morrer a cruz! Ele lê "Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação" (1Ts 5:9) e classifica a afirmação como um "confronto direto com a teologia de João Calvino". Ora, se o objeto dessa destinação fosse toda a humanidade, então todos seriam salvos ou Deus destinar ou não destinar alguma coisa não faria a menor diferença. Finalmente, ele cita como prova Mt 25:41, o que nos leva a pensar que Deus não sabia que alguém iria acabar no inferno.

A posição esposada pelo professor é uma mostra do emaranhado que as pessoas caem quando não querem deixar de lado os textos sobre a predestinação mas também não querem abrir mão de seus pressupostos. Entram por um labirinto do qual não conseguem sair, a menos que voltem ao ponto de onde partiram em sua aventura de "explicar" o que não aceitam e venham a receber as declarações bíblicas tal qual elas são.

Parte das afirmações confusas do professor talvez devam-se à escassez de tempo e a complexidade do tema. Sei que ele escreveu um artigo sobre o assunto, o qual ainda não li (mas irei ler) para não interferir nesta análise, então é possível que ele tenha conseguido esclarecer melhor a sua posição.

Mas, pelo menos por enquanto, o professor de Na Mira da Verdade precisa melhorar a pontaria.

PS.:

Aparentemente o blogger tem limite de comentários, o qual foi excedido no post Mirou na verdade, acertou na confusão. Por isso os comentários, mesmo aceitos não são exibidos. Sendo assim, desejando ainda comentar o referido artigo, por favor o façam no artigo Preparar... Apontar... que é a sequência do mesmo.

Quem postou algum comentário e não foi exibido, o mesmo pode ser lido Aqui.

209 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 209 de 209   Recentes›   Mais recentes»
Neto disse...

"Querido pastor, me ouça. Quando eu começar instruindo seu povo sobre a justiça de Deus, a soberania de Deus, a ira de Deus, a supremacia de Deus, a glória de Deus, você irá ter alguns de seus melhores e mais antigos membros da igreja levantados e dizendo alguma coisa como isto: ‘Esse não é o meu Deus. Eu nunca poderia amar um Deus como este’; porque eles têm um deus que eles fizeram com a sua própria mente e eles amam o que eles fizeram".

Paul Washer

survivorwayslayer disse...

Edson:
a biblia diz: "Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas...para que as coisas que vocês dissem faça bem aos que ouvem". Efesio 4:29.
"Nada de...insultos e maldades.." Efesios 4:31.
Galatas 5:22-23, Mas os frutos do espirito produz: Amor..paciencia..delicadeza...bondade..humildade...
A palavra mal, maldizer, maldade, quando aparece na biblia nos faz recordar das coisas que Satanás fez e faz por Nós...
"Como vocês podem dizer coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração esta cheio. Eu Afirmo a vocês que no dia do Juizo, cada pessoa vai prestar contas de toda palavra inutil que falou, porque as suas palavras vão servir para julgar se você ´inocente ou culpado." Mateus 12:34,36,37.
Edson, conforme esta sua atitude e a doutrina calvinista, você esta predestinado a perdição, pois acabaram de me dizer que os predestinados vivem ligados a videira, azendo coisas que são boas qe agradam a Deus...mas saiba de uma coisa, Cisto te oferece uma maneira de se arrpender...
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." 1 João 1:9

Você não precisa disso irmão, assim como o Clóvis o Leandro é uma excelente pessoa,


que a paz e Jesus esteje com você...

Abraços...

D'Crysto disse...

Diz o ditado: Apelou, perdeu!
Como ir contra a verdade, só de forma desrespeitosa e agindo, falando como insensatos.
Um dia vocês irão se arrepender de todas as palavras maldosas contra o nosso irmão Leandro Quadros.
Mas sei que estão aprendendo muito com ele. Como aceitar que ele(Bíblia) esta certo? Teriam que fechar igrejas, blogs, etc...
O Senhor nos diz para examinamos as Escrituras, ter conhecimento do querer Dele para nossa vida, não para usarmos de desrespeito com os irmãos, mas sim para não sermos confundidos no tempo do fim, e com isso perder a Salvação. Devemos amar uns aos outros, é mandamento, o Senhor diz:
1 Coríntios 10:12 Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Muitas vezes achamos estar certos, por tradição, religiosidade e vedamos os olhos da consciência para a verdade que nos é colocado com Luz. Que o Senhor os abençoe, em nome de Jesus.
Lembrem-se:
Postar um comentário
Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complementos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de "respeito e cordialidade que caracteriza este blog".

Carinhosamente em Cristo.

roberto disse...

Irmão Edson, quem somos nós pra julgarmos quem está condenado?? Como você sabe que o irmão leandro é burro? Que balelas? Como sabe que ele está condenado se só Deus sabe? Tem raiva porque ele responde usando a Bíblia? Até aqui não notei balelas!!!! me perdoe, mas você é que está sendo préconceituoso e julgando as pessoas erradamente!

roberto disse...

Caro Neto

O Sr me disse que eu tenho que tomar cuidado com a imagem que tenho de um Deus que só assiste o espetáculo... estudo muito as escrituras há anos de minha vida, já li a Bíblia várias vezes e a minha Imagem de Deus é a de realmente o MAIOR SER da minha vida, AQUELE GRANDE EU SOU, ONISCIENTE, ONIPOTENTE E ONIPRESENTE, portanto que realmente não assiste ao espetáculo, mas que nos alerta, nos adverte, e quer nos salvar, mas um Deus que acima de tudo nos deu a mente, o raciocínio, e é isso que nos diferencia dos outros seres criados por Ele, se não teria feito todos os seres com o mesmo tipo de raciocínio, mas Ele com toda a sua sabedoria não o fez!

Como diz em Atos 17:28, reconheço a soberania divina, pois nele existimos, nos movemos e vivemos, portanto nosso êxito e sucesso dependem de Seu reconhecimento!
É incompatível com a Bíblia um Deus que predestinas alguns a morte eterna, ou ao inferno!!!! Isso não é Bíblico, em I Tim. 2.4; Jo. 3.16, mostram a vontade divina, QUE ELE QUER REALMENTE QUE TODOS SE SALVEM! Em I Tes 5:9, mostra que Deus não nos destinou para a ira, mas para a salvação, e em II Tes 2:13, mostra que desde o princípio Deus nos destinou TODOS a salvação.

A predestinação fatalista é contrária a natureza divina, pois sabemos que da mesma forma que Deus é Amor Ele também é Justiça. Se nós estamos já predestinados, uns para salvação outros para a condenação eterna, então não existirá mais o livre arbítrio e as escolhas, desta forma não iremos refletir a imagem de Deus neste mundo. E porque Deus deu a escolha a Adão e Eva? Eles não escolheram o caminho da morte? Não escolheram pecar? Ou Deus deu apenas a árvore do conhecimento do bem e do mal como alegoria? Pra mostrar o que?

Lázaro disse...

Roberto,

O senhor se contradisse em sua mensagem.
Por exemplo:
"O Sr me disse que eu tenho que tomar cuidado com a imagem que tenho de um Deus que só assiste o espetáculo"
E depois:
[Deus]"realmente não assiste ao espetáculo, mas que nos alerta, nos adverte, e quer nos salvar,"
Percebeu a contradição?
Qual a diferença de um "deus" que só assiste o espetáculo, e de outro, que assiste, mas adverte? Você apenas confirmou o que eu disse: Você crê em um "deus" que não FAZ nada!
FAZER = OBRAR, REALIZAR, entende?
Ele não DOMINA nada, nem CONTROLA nada! Ele deu uma Lei, deu ordens e advertiu os homens. E depois deixou todo o controle nas mãos dos homens!

Roberto, repito: DEFINITIVAMENTE, esse não é o DEUS da Bíblia!

Você disse que leu a bíblia diversas vezes. Você passou batido por essas passagens?
"E todos os moradores da terra SÃO REPUTADOS EM NADA, e segundo a SUA VONTADE ele opera com o exército do céu e OS MORADORES DA TERRA; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?" Daniel 4:35

"Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina A TODO O SEU QUERER." Provérbios 21:1

Você falou da vontade de Deus em salvar a todos os homens. Devo dizer que esse desejo de Deus é um DESEJO, pois Ele é amor, e não se agrada da morte do impio! Mas Ele também tem um Decreto, e o realizará, até o final!

Pergunta: Se o desejo (na sua visão, "plano") de Deus é a salvação de todos, então porque o Senhor Jesus orou assim:
"Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus." João 17:9

Neto disse...

Perdão, esse aí em cima sou eu, NETO.
Postei com o Login do meu primo.
Perdão a todos.

Alexandre Cruz disse...

"Concordo plenamente com vcs há respeito de que esse tal Leandro Quadros é um mentiroso enganador burro, fala muita mais muita mentira, estou indignado com essas balelas,temos q ser severos com esse tipo de ser. q ja esta condenado.."

Vocês não tem educação mesmo, fruto da ignorância. Errar todos erram, admitir os erros e tentar repara-los que é difícil. Você não tem um pingo de vergonha na cara ao dizer isso sobre o Professor Leandro. O Professor Leandro é uma pessoa estudada, ele se baseia na Bíblia, esclarece duvidas de pessoas que por si sós não conseguem faze-lo.

Nunca em minha vida vi pessoas como vocês, espero mais respito e educação nas palavras.

Alexandre

Clóvis disse...

Alexandre,

Foi apenas uma pessoa que se referiu ao Prof. Leandro chamando-o de burro. Portanto, a generalização é indevida.

Além disso, quando a pessoa postou tal comentário foi advertida pelo editor deste blog, conforme as palavras reproduzidas abaixo:

-//-

Os comentários no Cinco Solas não são moderados, mas pedimos que os participantes sejam moderados, inclusive nas críticas.

Embora discorde de Leandro Quadros, mas considero que chamá-lo de "mentiroso enganador burro" e julgar que o mesmo está condenado, fere a cordialidade pedida nos comentários e incorre em juízo temerário.

Acredito que podemos ser firmes com quem discorda de nós e milita no erro, mas deixemos o julgamento da condição de salvo ou perdido ao Senhor, que conhece os corações.

-//-

Em Cristo,

Clóvis

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 209 de 209   Recentes› Mais recentes»