Popular Posts

Blogger templates

Blogger news

Blogroll

About

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquisar

sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Efésios 1.3-12
Paulo fala de crentes serem predestinados conforme o conselho da vontade de Deus. A pergunta então não é: a Bíblia ensina predestinação? Mas é: o que, exatamente, significa o conceito bíblico de predestinação? Em seu sentido mais básico predestinação tem a ver com a questão de destino. Um destino é um ponto em direção ao qual estamos nos movendo, mas que ainda não alcançamos. Quando reservamos passagens de avião, não as reservamos para lugar nenhum. Nós temos um destino em mente, um lugar ao qual desejamos chegar.

Quando acrescentamos o prefixo pre ao destino, falamos em algo que ocorre antes do destino. O prede predestinação tem relação à questão de tempo. Em categorias bíblicas a predestinação claramente ocorre, não só antes de crermos em Cristo, e não só até antes de nascermos, mas desde toda a eternidade, antes do universo ser criado no tempo.

O agente de predestinação é Deus. Em sua soberania ele predestina. Seres humanos são o objeto de sua predestinação. Em suma, predestinação se refere ao plano soberano de Deus para seres humanos, decretado por ele na eternidade. Precisamos acrescentar, contudo, que o conceito de predestinação inclui mais do que o destino futuro dos humanos. Também inclui tudo o que vem a acontecer no tempo e espaço. Muitas vezes o termo eleição é usado como sinônimo de predestinação. Tecnicamente isso é incorreto. O termo eleição se refere especificamente a um aspecto da predestinação divina: Deus estar escolhendo certos indivíduos para serem salvos. O termo eleição tem uma conotação positiva, referindo-se a uma predestinação benevolente que resulta na salvação daqueles que são eleitos. Eleição também tem um lado negativo, chamado "reprovação", que envolve a predestinação daqueles que não são eleitos.

Resumindo, podemos definir predestinação de maneira ampla do seguinte modo: desde toda a eternidade Deus decidiu salvar alguns membros da raça humana e deixar o restante da raça humana perecer. Deus fez uma escolha - ele escolheu alguns indivíduos para serem salvos para bem-aventurança eterna no céu, e ele escolheu outros para passar por cima, permitindo que sofram as consequências de seus pecados, o castigo eterno no inferno.
 
 R. C. Sproul
In: Recebido por email

0 comentários: