Popular Posts

Blogger templates

Blogger news

Blogroll

About

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquisar

segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Am 3:3

O por que deste artigoellen

Leandro Quadros tem um visão peculiar da doutrina da predestinação. Segundo afirma e reitera, toda a humanidade foi predestinada por Deus para a salvação, mas com a morte de Jesus Cristo o homem teve seu livre-arbítrio recuperado e com ele pode decidir se perder. Se leu meus artigos anteriores, você já sabe disso. O que talvez você não saiba é que Ellen White, heroína de Leandro Quadros e dos adventistas em geral, discorda de seu discípulo, sem contudo estar, ela própria, correta em sua visão.

Mas, por que citar Ellen White num assunto em que ela também está errada? Explico. Na sua fala sobre a predestinação, Leandro Quadros citou G. C. Berkhouwer, como alguém que repreendeu a sua igreja e instou com ela para que abandonasse seu conceito de predestinação. Porém, quando pedi a fonte, o professor citou um livro, no qual procurei tal passagem e não encontrei. Ele prometeu que em breve me diria em que página estava a declaração de Berkhower, mas lá se vai quase um ano e até agora nada da resposta do professor. Acredito que ele apenas passou adiante uma coisa dita por outra pessoa, sem se certificar se era verdade.

Então meu objetivo aqui é duplo. Um, mostrar que Ellen White, a quem Leandro chama de "a profetiza que não errou", discorda dele. Isto o coloca num dilema, ou diz que ela errou ou admite que ele próprio está errado. Dois, dar exemplo ao professor. Quando for citar alguém, é bom se certificar se sua fonte é confiável. Do contrário, pode-se passar pelo constrangimento de ser cobrado e não ter como demonstrar o que disse. Por isso, minhas citações de Ellen White seguem devidamente referenciadas.

Toda humanidade está predestinada?

Leandro diz que toda a humanidade está predestinada para a salvação. Contrariando isso, Ellen White afirma que "a predestinação da qual Deus fala inclui todos aqueles que irão aceitar a Cristo como um Salvador pessoal, que se voltarem com lealdade para a perfeita obediência a todos os mandamentos de Deus" E acrescenta que a predestinação "é a salvação eficaz de um povo peculiar, escolhido por Deus dentre os homens. Todos os que estão dispostos a serem salvos por Cristo são os eleitos de Deus. Esta é a obediência a que foram predestinado desde a fundação do mundo" (6MR 388.2). Mais claro impossível, os eleitos não são toda humanidade, mas apenas "aqueles que irão aceitar a Cristo", o povo "escolhido por Deus dentre os homens".

Sob o título "A predestinação de Deus", Ellen White diz que "o Pai coloca seu amor sobre Seus eleitos que vivem entre os homens". Como tais pessoas "respondem ao projeto de Cristo, pela soberana misericórdia de Deus, eles são eleitos para serem salvos como Seu filhos obedientes". Na visão de Leandro, todos os homens são de antemão predestinado para a salvação, mas alguns decidem deixar de se-lo. Para Ellen White, apenas o que aceitam a Cristo se tornam predestinados. Não toda a humanidade, mas "aquele que se tornar humilde com uma criança, que se receberem e obedecerem a Palavra de Deus com a simplicidade de uma criança, estará entre os eleitos de Deus" (6BC 1114.3).

O homem pode mudar sua predestinação?

Leandro vê o livre-arbítrio como a capacidade de rejeitar a predestinação de Deus. Mas Ellen White duvida que alguém possa se recusar a ser filho de Deus e cita como prova Romanos 8:29: "Quem pode recusar tornar-se filho e filha de Deus? Quem não deseja tornar-se como Jesus? "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" (Young Instruction, December 8, 1892 par. 2). Embora ela ensine que homem tem "poder de escolha entre o certo e o errado" (R&H, 5/3/1884) e que "a escolha foi deixada ao seu arbítrio" (DTN, 520), em nenhum momento ela sugere que o livre-arbítrio é a capacidade do homem alterar a predestinação de Deus. Nesta questão Ellen White deixa Leandro por conta própria.

Discordantes entre si e igualmente errados

Apesar de não entrarem num acordo nos dois pontos acima, ambos, Ellen e Leandro, desviam-se da verdade bíblica. Vejamos uma única passagem bíblica que mostra que cada um, a seu jeito, destoa do ensino bíblico:

“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou” Rm 8:29-30.

O que vemos nessa passagem é um grupo definido de pessoas, que segue inalterado de uma eternidade a outra, passando pelo hiato da história. Aqueles que foram conhecidos na eternidade passada, são exatamente os mesmos glorificados na eternidade futura, sem faltar nenhum, sem sobrar ninguém. Todos (nenhum a mais, nenhum a menos) os que foram conhecidos, também foram predestinados, todos (nenhum a mais, nenhum a menos) os predestinados foram chamados, todos (nenhum a mais, nenhum a menos) os chamados foram justificados e todos (nenhum a mais, nenhum a menos) os justificados foram glorificados.

Dessa forma, tanto a mestra como seu discípulo são desmentidos pelas Escrituras Sagradas, que ensinam que em amor Deus nos predestina para Si, segundo o beneplácito de Sua vontade e não pelo nosso suposto livre-arbítrio.


Solid Deo Gloria

0 comentários: