Popular Posts
-
O programa "Na Mira da Verdade" tem uma proposta e formato interessantes. A proposta é responder os questionamentos enviados atra...
-
Um pastor chamado Tupirani Lores escreveu um artigo chamado Predestinação II (Livre-Arbítrio) , no qual, além da doutrina, ataca a pessoa de...
-
Num dos grupos que participo, alguém postou parte de um artigo do Pr. Ciro Sanches Zibordi em defesa do livre-arbítrio. O que segue é meu c...
-
Eleição Eleição [ou escolha] é o imutável propósito de Deus pelo qual ele fez o seguinte: Antes da fundação do mundo, por pura graça, segund...
-
"Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração" At 8:36-37 Antes de mais na...
-
Um irmão pediu que eu analisasse o texto "A verdade sobre a predestinação" , atribuído ao professor Azenilto Brito, adventista bas...
-
É um fato que o arminianismo não é a posição histórica da igreja. Os reformadores, começando por Lutero combatiam o livre-arbítrio defendend...
-
Peguei-me pensando sobre o que escrever para o dia 31 de outubro, "dia santo" dos reformados. Poderia falar de Lutero, Calvino, Zw...
-
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" Jo 8:32 Arminianos são pródigos em produzir frases cheias de efeito e vazias...
-
Já escrevi sobre a Bíblia eletrônica The Word e como instalar módulos . É um software excelente. Infelizmente, são poucos os módulos dispon...
Blogger templates
Blogger news
Blogroll
About
Blog Archive
- setembro (3)
- agosto (8)
- julho (7)
- junho (6)
- maio (12)
- abril (10)
- março (14)
- fevereiro (10)
- janeiro (24)
- dezembro (12)
- novembro (6)
- outubro (9)
- setembro (13)
- agosto (8)
- julho (14)
- junho (13)
- maio (13)
- abril (18)
- março (22)
- fevereiro (23)
- janeiro (22)
- dezembro (20)
- novembro (22)
- outubro (22)
- setembro (24)
- agosto (24)
- julho (24)
- junho (24)
- maio (21)
- abril (23)
- março (19)
- fevereiro (24)
- janeiro (28)
- dezembro (31)
- novembro (32)
- outubro (28)
- setembro (29)
- agosto (31)
- julho (29)
- junho (22)
- maio (15)
- abril (25)
- março (28)
- fevereiro (23)
- janeiro (27)
- dezembro (27)
- novembro (21)
- outubro (22)
- setembro (23)
- agosto (24)
- julho (31)
- junho (24)
- maio (30)
- abril (31)
- março (29)
- fevereiro (29)
- janeiro (36)
- dezembro (32)
- novembro (30)
- outubro (31)
- setembro (32)
- agosto (31)
- julho (27)
- junho (29)
- maio (22)
- abril (27)
- março (26)
- fevereiro (23)
- janeiro (23)
- dezembro (30)
- novembro (28)
- outubro (14)
- setembro (11)
- agosto (13)
- julho (20)
- junho (15)
- maio (14)
- abril (2)
- março (4)
- fevereiro (2)
- janeiro (8)
- dezembro (6)
- novembro (2)
- outubro (1)
- setembro (3)
- agosto (6)
- julho (2)
- junho (2)
- maio (2)
- abril (5)
- março (1)
- fevereiro (1)
- janeiro (5)
Tecnologia do Blogger.
Labels
Angeologia
Antropologia
Aperitivo literário
Apologética
Arminianismo
Atualidades
Autoria Clóvis
Avivamento
Bem-dito
Bibliologia
Biografia
Calvinismo
Cartões de Visita
Chamada eficaz
Confissão de Fé
Criação
Cristologia
Culto
Eleição
Embalagens
Escatologia
Ética
Evangelismo
Exegese
Graça comum
Heresias
História
Homilética
Humor
Igreja
Incapacidade humana
Logomarcas
Minha resposta
Ministério
Música
Off-topic
Paracletologia
Pentecostalismo
Perguntas e Respostas
Preservação dos santos
Promoções
Providência
Redenção particular
Soberania
Soteriologia
Teologia própria
Textos "arminianos"
Textos arminianos
Vida Cristã
Videos
Seguidores
Quem sou eu
Pesquisar
sábado, 17 de julho de 2010
De um ponto de vista superficial se poderia considerar que essas passagens que da Escritura onde se fala que Deus "se arrependeu" ou mudou seu pensamento contradizem las Escrituras que ensinam sua imutabilidade. Muitas das alusões aos "arrependimento" de Deus são exemplos bastante claros da figura de retórica chamada antropomorfismo. Por exemplo, na profecia de Amós, as exortações estão misturadas com visões, algumas das quais anunciam calamidades horríveis. No começo do capítulo sete se vêem dois juízos quase totalmente destrutivos.Nos versículos 1-3 Amós tem uma visão da destruição de toda a produção da terra por uma praga de gafanhoros. Ele roga "Senhor Deus, perdoa, peço-te; como subsistirá Jacó? pois ele é pequeno" (v. 2). "Então o Senhor se arrependeu disso. Não acontecerá, disse o Senhor" (v. 3). Isto é seguido de uma visão de destruição do mar e da terra por fogo. Amós outra vez suplica: "Então eu disse: Senhor Deus, cessa agora; como subsistirá Jacó? pois ele é pequeno" (v. 5). De novo: "Também disso se arrependeu o Senhor. Nem isso acontecerá, disse o Senhor Deus” (v. 6).
Claramente estas duas visões deveriam ser tomadas como uma totalidade. O ensinamento não é que Deus mude de parecer senão que tais desastres seriam um castigo justo e ao mesmo tempo que Deus é misericordioso. Deve ser evidente que esta é a interpretação correta desses versículos pelo fato de que a profecia de Amós em sua totalidade presume firmemente um plano de deus perfeito e imutável, resultando em um reino eterno de santidade. Veja-se especialmente a escatologia de Amós 9.
Ainda que a nossa maneira de falar não é a mesma que aquela dos escritores bíblicos, temos um paralelo no uso moderno, especialmente em advertências de castigos, em casos em que a natureza condicionalda advertência não expressa mas se entende claramente. É dito algumas vezes aos meninos travessos: "vou castigá-los em seguida", e com isto cessaram as malfeitos. Tanto as crianças como os adultos reconhecem a diferença entre uma advertência e a declaração de uma sentença quando já se tem tomado uma decisão final. Isto é verdade ainda quando as condições relacionadas com a advertência não se expressam, mas são subtendidas.
J. Oliver Buswell Jr.
In: Teología Sistemática
Tradução livre por Clóvis Gonçalves
In: Teología Sistemática
Tradução livre por Clóvis Gonçalves
Marcadores:
Apologética,
Atualidades
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário