Popular Posts

Blogger templates

Blogger news

Blogroll

About

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquisar

quarta-feira, 31 de março de 2010
O que segue é uma revisão do que comentei na série de artigos intitulada "Refletindo sobre um blog cristão". e publicada pela Nani. Acrescento pouca coisa, reviso alguma e publico para análise, complementação e correção dos leitores deste blog.

Apologética é basicamente uma marca de todos os blogs. Em maior ou menor grau, defendemos alguma coisa. Mas alguns são assumidamente apologéticos, e eu tenho uma crítica ao modo de fazer apologia em geral, que acaba sendo refletida nos blogs: se ataca mais os erros que se expõe a verdade. Se diz que tal caminho é errado, que não se deve andar por ele, mas pouco se aponta o caminho correto. Creio que trabalhar desta forma é deixar a obra inacabada. Apologética é, primariamente defesa da verdade, embora para esse fim seja necessário atacar a mentira.

Se você treinar pessoas em reconhecer as notas verdadeiras, e avisá-la que existem as falsas, elas identificarão uma assim que a virem. Se a sã doutrina for pregada, a heresia fica descoberta. Porém, falamos mais contra profetadas do que explicamos o dom de profecia. Um outro aspecto ruim na apologética se dirige a um único alvo, demonstra interesse maior em combater algo ou alguém e não expor a verdade. Não é raro encontrarmos sites e blogs que expõe as heresias de movimentos sectários mas não contém nenhuma declaração de fé.

Outra coisa difícil é saber dosar é o humor. Os blogs mais visitados da blogsfera são os de humor. No meio evangélico também. Por isso, a tentação é grande de se fazer "humortadelas" evangélicas. Alguns conseguem o equilíbrio, usam o "humor apologético" com competência, porém muitos conseguem apenas ser engraçados. Além de errar na dose, às vezes erramos no tipo, fazendo caricaturas daquilo que é combatido . Aqui no Cinco Solas tenho intenção de ser mais bem humorado, fugir da pecha de calvinista carrancudo, até tenho um marcador "Humor". Mas acho que é o menos utilizado, pois algumas tentativas que fiz pareceram mais ridicularização que arte de fazer rir. Ou seja, embora goste, não me saio bem com anedotas.

Minha crítica não é contra a denúncias em si, que havendo motivos quanto mais tiver e mais veemente for, melhor. Também não é tanto ao uso do humor como estilo. Mas à falta de uma direção àqueles que avisados do erro perguntam, "então, para onde iremos". E sinto que isto falta à apologética evangélica brasileira em geral e não é remediada pelos blogs apologéticos em particular.

Creio que devemos mostrar a verdade, conforme encontrada na Bíblia e expressa nos documentos da igreja antes de apontarmos a mentira. Do contrário, parece que estamos esperando que outros enganem, ou sejam enganados, para então apontarmos o erro, além do que falhamos em mostrar o caminho de volta para a sã doutrina.

Soli Deo Gloria

0 comentários: