Popular Posts

Blogger templates

Blogger news

Blogroll

About

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquisar

quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Esta nova série visa destacar alguns comentários publicados neste blog. Coerente com o espírito democrático do Cinco Solas, o critério para escolha dos comentários não é a pessoa de quem o fez, e nem se mesmo concorda com a linha teológica do Cinco Solas, mas a relevância do que foi dito. E é claro que a publicação não significa endosso ou apoio do editor do Cinco Solas ao que foi dito.

Os comentários poderão ser publicados parcialmente, destacando o ponto de interesse. Mas não serão editados, excetos para eventuais acertos de português. Mais um detalhe: não serão destacados comentários feitos anonimamente.

Para estrear a série, escolhemos o último comentário feito até a redação deste post:

"Bom seria que todo aquele que é contra o calvinismo, que o conhecesse primeiro para depois fazer juízo de valor. É uma posição centrada na graça e soberania de Deus, que anula todo o nosso "eu" e isso dói muito para muitas pessoas que gostam de se vangloriar no que fazem. O calvinismo não anula a vontade humana, por nós tratada de "Livre Agência", quando no seu quinto ponto fala da "Perseverança na Santidade". Perseverar na santidade é um ato da vontade humana, fazer missões também é um ato da vontade humana. E vaí po aí a afora! O calvinismo preserva a palavra de Deus como centro da vida humana e não as experiências pessoais ou novas revelações como acontece na maioria dos movimentos dos dias atuais."
Ubirajara Quintino
Pastor Presbiteriano, Pentecostal e Reformado em Americana, SP
In:
Como "me reformei"

5 comentários:

Danilo Neves disse...

Que opinião equilibrada do Ubirajara Quintino! Ele soube responder a cada um (Cl4.6) que se opõe ao calvinismo e me ensinou na forma e no conteúdo da sua resposta. Conforme ele disse, o ismo de Calvino preserva a Palavra de Deus como central, não anula a vontade humana (ressalto: o calvinismo é prático), nos quebranta e, acrescento eu, nos oferece uma reposta, em particular, ao questionamento mais paradoxal das Escrituras: Como Deus é soberano e nós responsáveis dentro dessa soberania? A resposta é: "Não sabemos. A Bíblia ensina as duas coisas". Em qualquer outro sistema teológico cristão, até onde sei, a resposta geralmente é: "Sabemos[..]". Essa divergência, quando submetida ao teste da hermenêutica, fica esclarecida e então podemos perceber que tudo é uma questão de método mesmo. Os juízos sobre o calvismo geralmente nunca tocam nos critérios de interpretação que envolve essa cosmovisão. O que é uma pena, pois é aí que reside o X da questão. De fato a teologia é um construto humano e por isso nunca é perfeita. O Calvinismo não é perfeito. O Arminianismo também não. Porém, no campo das imperfeições, um desses sistemas diz: "Somente as Escrituras".

(-V-) disse...

Americana? Oo
Minha cidade!!!

De qual igreja ele é pastor?
Quero fazer uma visita ^^

Clóvis disse...

Danilo,

Ao comentar o comentário do pastor Ubirajara, você fez também um excelente comentário!

Em Cristo,

Clóvis

Clóvis disse...

Vini,

Ele se apresentou como pastor de uma igreja presbiteriana, não cessacionista e pentecostal. Infelizmente não deixou registrado o endereço.

Quem sabe ele vê essa postagem e fornece mais informações.

Em Cristo,

PS.: Quando eu for pelas bandas de Americana e Campinas, você e o André Aloísio me pagam um almoço. O que acha?

Clóvis disse...

Pr. Adão,

Obrigado por suas informações. Espero vê-lo mais vezes por aqui.

Deus o abençoe, bem como o ministério IEPE.

Em Cristo,

Clóvis