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terça-feira, 12 de maio de 2009
Mas os que professam ser cristãos, e ainda buscam o livre-arbítrio no homem perdido e imerso em morte espiritual, corrigindo a doutrina da Palavra de Deus com os ensinos dos filósofos, estes se desviam totalmente do caminho e não estão nem no céu nem na terra.
João Calvino
In: Institutas da Religião Cristã, p.190
Marcadores:
Incapacidade humana
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3 comentários:
O livre-arbítrio, de fato, é um conceito puramente filosófico que adentrou na teologia devido a tendência natural do homem de buscar causas nele mesmo. Ele não é um termo escriturístico, contido na Bíblia. Na transição do período histórico "medieval-renascentismo" o humanismo era predominante no pensamento religioso e a obra de Calvino veio de encontro com esse sistema.
O entendimento antropológico é primeiro ressaltado por Paulo (Rm 1-3.21; Ef 2.1-3) e como Schaeffer disse, quando olhamos para essa passagem da carta aos romanos só podemos concluir uma única coisa: não há esperança no próprio homem.
Calvino, cerca de 500 anos antes, deu, primeiro, o correto entendimento bíblico do homem antes de dar o correto entendimento bíblico da cruz e para as Escrituras e para ele o homem natural é "morto". Esse entendimento é o que faz toda a diferença! Pode um morto ressuscitar? Por isso ele foi tão severo e veemente em sua afirmação nesse trecho das institutas.
Obs.: legal saber que além de Cristo, os alimentos nos une, irmão Clóvis, rsrsrs... trabalha em que área? eu tô na curva da reta final da formatura. curso o nono período.
Grande abç!
Soli Deo gloria. Amém!
Grande Clóvis,
Calvino pegou pesado (risos).
Sorte que nós não buscamos o livre-arbítrio, conforme ele afirma, e sim, acreditamos que o livre-arbítrio é uma dádiva de Deus.
Se levarmos em consideração essas palavras dele, estamos totalmente desviado e indo em direção ao inferno. Será que é isso que os calvinistas pensam?
Com carinho,
Junior
Junior,
Paz seja contigo. Não acho que Calvino tenha pegado pesado.
Quando ele se referiu a busca do livre-arbítrio no homem caído, estava dizendo que alguns tentam localizar ou identificar o livre-arbítrio no perdido. Na falta de apoio escriturístico, pois de fato a Bíblia não afirma em lugar nenhum que o homem tem livre-arbítrio, recorrem aos filósofos humanistas. Argumentos como "sem liberdade não há responsabilidade", "dever implica poder", "sem livre-arbítrio somos robôs", etc. são extraídos de escritos filosóficos e não da Bíblia.
O desviar-se então não é uma referência à perdição, mas fechar os olhos para o que a Bíblia diz (céu) e o que pode ser observado (terra), ou seja, a absoluta incapacidade humana.
Clóvis
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