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quinta-feira, 1 de novembro de 2012
Por que o pentecostalismo não pode ser colocado como um grupo marginalizado do protestantismo? A resposta está nos “cinco solas”, ou seja, nas máximas latinas que definem a essência de uma Igreja Protestante. 

1) Uma igreja protestante não é definida pela liturgia. A Igreja Anglicana tem uma liturgia muito diferente da Igreja Congregacional. 2) Não é definida pela arquitetura. Os templos clássicos presbiterianos são bem diferentes das igrejas reformadas emergentes como a Mars Hill Church. 3) Não é definida pelo regime de governo. A Igreja Batista é congregacional, enquanto a Igreja Metodista é normalmente episcopal. 4) Não é definida pelas doutrinas secundárias. A Igreja Presbiteriana é calvinista, enquanto que os metodistas são arminianos. 

Então, o único ponto de toque entre todas as denominações protestantes são os “cinco solas”. E, por isso, as principais igrejas pentecostais são herdeiras legítimas da Reforma. O pentecostalismo não é deuterorreformacional, mas está ligada intimamente às ideias a seguir:
  • Sola fide (Somente a fé);
  • Sola scriptura (Somente a Escritura);
  • Solus Christus (Somente Cristo);
  • Sola gratia (Somente a graça);
  • Soli Deo gloria (Glória a Deus somente).
Quer um exemplo? Vejamos o Sola fide (Somente a Fé). As principais igrejas pentecostais trabalham com a doutrina da justificação pela fé. Vejamos o que a Confissão de Fé das Assembleias de Deus diz: 
Cremos... No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26 e Hb 7.25; 5.9).
A Confissão de Fé da Igreja O Brasil para Cristo diz:
Cremos que o homem, havendo caído em pecado, foi destituído da glória de Deus, e que todos foram sujeitos à mesma condenação, para que unicamente por Jesus Cristo, desde de que em arrependimento e fé geradora de obras, fossem restaurados a Deus. E que, para tanto, necessitam os homens do novo nascimento, o que ocorre segundo o poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus. Que o homem, nascido de novo, já tem seus pecados perdoados para não viver mais segundo o poder do pecado, mas segundo a salvação presente e eterna justificação provida graciosamente por Deus segundo a fé no sacrifício de Jesus Cristo em seu favor (Rm 3:23; At 3:19; 2:38; Jo 3:5-7; Rm 5:1,2; Tt 3:4-7). 
E um parênteses: Acho totalmente errado usar o termo “reformado” para designar somente calvinistas. Acho errado, mas uso o termo nesse sentido na maior parte das vezes. Infelizmente, o conceito já se consolidou. É errado porque “reformado”, como disse acima, está relacionado aos Solas e não à TULIP. 

Portanto, reforço o post anterior e manifesto o meu protesto para aqueles que esquecem do pentecostalismo como uma Reforma continuada. Era Calvino que dizia: “Igreja reformada, sempre se reformando”?

Gutierres Siqueira

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