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sábado, 17 de dezembro de 2011

"Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer nome do Filho Unigênito de Deus" Jo 3:18
A expressão "condenado segundo a acusação" aplica-se a toda a raça humana, não havendo a menor esperança para ser humano algum, a não ser que o Rei lhe conceda perdão. É muitíssimo importante que João 3.18 esteja logo depois de João 3.16, que fala do amor de Deus pelo mundo, e do dom de seu Filho, cuja morte expiatória é suficiente para salvar qualquer crente, todos os remidos, os autênticos cristãos, livrando-os da morte eterna que por si mesmos merecem.

Esse parágrafo de João 3 deixa bem claro que sem Cristo não há salvação. É como o próprio Jesus disse a Tomé: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai a não ser por mim" (Jo 14.6).

Às vezes alguém que refugiu do conceito evangélico da condição desesperadora da humanidade perdida, revive a esperança de que talvez haja um segundo caminho para o céu, além de Cristo: "Se uma pessoa que jamais teve a oportunidade de ouvir o Evangelho viver segundo a luz que lhe houver sido dada, e sinceramente procura a Deus, é certo então que tal pecador não está condenado ao Inferno, por causa da ausência de uma testemunha missionária". Diversas observações precisam ser feitas a respeito dessa teoria, mostrando que ela não se sustenta à luz das Escrituras.

1. Existe uma implicação na declaração de que se o evangelho for apresentado a um grupo de pessoas, Deus se torna obrigado a apresentá-lo imediatamente ao resto da humanidade, sem o concurso da agência humana. Se a mensagem veio aos discípulos de Cristo, ou aos judeus da Palestina, no Pentecostes, então Deus tem uma dívida para com o resto do mundo. A não ser que todas as nações em todas as partes da terra tenham igual acesso, e ao mesmo tempo, às boas-novas da morte expiadora de Cristo, Deus deve ser condenado como injusto. Esta é a implicação necessária da cláusula atenuante "aqueles que jamais tiveram a oportunidade de ouvir o evangelho", com suas insinuações de tons acusadores. Todavia, esse conceito deve ser analisado com máximo cuidado.

É o Evangelho uma questão da graça ou da obrigação, da parte de Deus? A Bíblia ensina com clareza que as boas-novas são uma dádiva divina: "Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores". (Rm 5.8). "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé [...]" (Ef 2.8). Se, pois, o Evangelho é grátis e Deus não deve nada a ninguém (pois graça que é devida deixa de ser graça), como podemos, então, afirmar que Deus está proibido de levar as boas-novas de seu amor redentor a determinadas pessoas, a menos que todas elas, em todas as partes do mundo, ouçam a mesma mensagem, no mesmo momento, nas mesmas circunstâncias? Não diz o NT claramente que "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo" (Rm 10.13)? A lógica inescapável em que se baseia o imperativo missionário contido na Grande Comissão prossegue: "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?" (Rm 10.14, 15). Se os ímpios pudessem na verdade viver à altura das luzes que lhes foram dadas — isto é, as luzes da revelação natural — toda essa lógica entraria em colapso, e Romanos 10 deveria ser rejeitado como ensino falso, destituído de autoridade.

2. Se os incrédulos pudessem salvar-se mediante as luzes que receberam, a dedução lógica, necessária, significaria que as pessoas podem salvar-se pelas suas boas obras. Se isso fosse verdade, Cristo teria morrido em vão e estaria errado ao afirmar: "... ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14.6).

3. Se os ímpios podem salvar-se mediante a busca sincera de Deus da melhor maneira que souberem e puderem, temos aqui outra forma especial de boas obras; a graça se torna desnecessária. Porém, a menos que a Bíblia esteja errada, ninguém na face da Terra se salva desse modo; não existem ímpios salvos pela sinceridade de seus corações ignorantes. Romanos 3.10-12 (citando Salmo 14.1-3 e Eclesiastes 7.20), diz o seguinte: "...como está escrito: Não há nenhum justo sequer não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer". Muito bem, se não há uma única pessoa que busque a Deus sinceramente, não precisamos preocupar-nos com a injustiça de o céu estar fechado para os ímpios que sinceramente buscam a Deus. O próprio Deus está afirmando que tais pessoas simplesmente não existem e nunca existiram. E ainda que existissem, a boa obra de buscar a Deus de nada lhes adiantaria no que concerne à salvação. Só Jesus pode salvá-los.

4. Ninguém é condenado ao Inferno pela falta de testemunhas missionárias. A pessoa é conduzida à condenação pelos seus pecados. Ela é culpada de colocar-se a si mesma acima de Deus, pois esse é o principal interesse de seu coração e, nesse sentido, repete a escolha de Eva. Ela decidiu fazer o que mais lhe agradava, o que lhe era mais vantajoso, a ela e a seu marido, em vez de decidir fazer a vontade de Deus, o que o Senhor lhe havia ordenado. Ela deveria ter colocado o desejo de Deus em primeiro lugar em sua vida. Todos os seus descendentes que viveram até a idade de tomar decisões morais seguiram-na e fizeram a mesma escolha — todos, menos Jesus! A condenação sobrevém não da falha em não se ouvir o evangelho, mas da total transgressão de não se guardar o primeiro mandamento, o maior de todos: "Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força" (Dt 6.5; Mt 22.37).

À luz das quatro objeções que acabamos de apresentar, devemos concluir que ou os ímpios estão perdidos, e sem esperança, ou a Bíblia está completamente errada, precisando ser corrigida pelos teólogos que disponham de melhor visão do que a Palavra de Deus apresenta.

Gleason Archer
Enciclopédia de Temas Bíblicos

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